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Leituras, textos e contextos


Este trabalho tem como objetivo tecer algumas reflexões sobre a aprendizagem da leitura à luz das teorias dos gêneros textuais e de aspectos históricos da leitura e do livro. Sintetiza algumas informações de teorias linguísticas contemporâneas para fundamentar uma interpretação das práticas de leitura e de usos dos textos. Em conclusão, são apresentados alguns encaminhamentos para o trabalho com a leitura e os gêneros na escola.

Da engenharia reversa às especificações de itens - procedimentos em avaliação educacional


Este trabalho pretende apresentar a técnica da engenharia reversa como procedimento auxiliar na elaboração de especificações em avaliação educacional. Entende-se que a clara definição do construto pode resultar em melhores avaliações, o que pode ser conseguido pelas especificações de construção dos itens. Contudo, a prática de produzir especificações é rara, e até desconhecida, em muitos ciclos educacionais. A técnica da engenharia reversa pode, assim, ser uma opção para que os professores reflitam sobre a prática de avaliar e se iniciem na elaboração de especificações. O estudo apresenta a definição do conceito de construto, identifica os procedimentos de engenharia reversa e considera os elementos constitutivos das especificações a partir das contribuições de diversos autores, sobretudo Bachman e Palmer (1996), Bachman e Damböck (2018), Davidson (2012), Davidson e Lynch (2002) e Fulcher (2013).

O efeito retroativo da prova de redação do ENEM  e dos vestibulares: o problema da preferência pelo texto dissertativo

Um aspecto importante das avaliações macro é a sua dimensão ética e os usos políticos que decorrem de seus resultados. Os testes de proficiência linguística têm sido usados amplamente em diversas partes do mundo, sobretudo em países desenvolvidos, com o objetivo de tomar decisões sobre concessão de residência e cidadania para estrangeiros, incluindo refugiados (Shohamy, 2007). Como consequência, nesses contextos, os testes linguísticos se transformaram em uma espécie de shibboleth (Vladi, 2015), ou seja, em formas de decidir os destinos das pessoas a partir de evidências linguísticas, concedendo-lhes ou negando-lhes oportunidades, o que acaba por ter consequências pessoais e sociais profundas. Nesse estudo, desenvolve-se uma reflexão sobre as consequências da opção do INEP/MEC pelo texto dissertativo nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acaba por restringir a tipologia textual, criando, a exemplo dos exames estrangeiros, uma seleção que ignora outras formas de competência comunicativa e discursiva.

EPLLIM - Analysis of a reading proficiency test for medical students

This study discusses a proficiency reading test for Medical students in a private Higher Education Institution in Brazil. It proceeds by means of item analysis, think aloud protocols, reverse engineering and critique and comparison with test specifications. Two guiding questions provide the grounds for the analysis: What constructs underlie the test items? Is the reading skill appropriately approached? Taking into account the contribution of reading research, educational and language testing literature, the study summarizes a number of points for future test improvement. The paper was originally prepared as a delivery assignment for a NILE ELT Testing, Evaluation and Assessment course in which the author took part.

O problema da intenção nos estudos linguísticos


Uma grande parte das teorias científicas nas ciências em geral eliminaram a noção de intenção de suas explicações. No entanto, um conjunto de teorias linguísticas não apenas retém a ideia de intenção como também a considera como fundamental em seus modelos explicativos. Este estudo aborda algumas das implicações desta opção teórica.

Assessment literacy - an asset in career development and education quality

A number of basic elements should be part of any assessment literacy enterprise a teacher or a group of teachers - leaded (or not) by institutional or governmental initiatives - might launch as part of career development. I summarize some of them and comment on what educators should do to achieve them.



 

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