top of page
Image by Sigmund

PROJETOS

Projeto Habilita

O projeto consiste no desenvolvimento e validação de um instrumento de avaliação diagnóstica de leitura de textos informativos em língua portuguesa para estudantes do 5º ano do ensino fundamental. A aplicação está sendo feita em escolas particulares de pequeno e médio porte da Região Metropolitana de Goiânia para fins de análise do funcionamento da avaliação. Nosso objetivo é expandir a abrangência dos instrumentos que desenvolvemos para outros anos do ensino fundamental e incluir avaliações de língua inglesa. O projeto é resultado do grupo de pesquisa Ladder - language assessment design, development and research group.

Na sala de aula

EPLLIM - Exame de Leitura em Inglês

Este instrumento é utilizado na Instituição (www.unifan.edu.br) para avaliar as habilidades de leitura instrumental de estudantes de medicina. O resultado da avaliação é utilizado para eximir estudantes da disciplina Inglês Instrumental. O instrumento é aplicado por uma equipe liderada pelo autor deste site desde 2016. Para a construção deste instrumento foram utilizados os princípios de language testing apresentados na literatura especializada. Dentre estes, destaca-se o planejamento por meio de especificações, um dos aspectos principais que defendemos neste site e em nossas atividades formativas para o desenvolvimento de avaliações de qualidade.

Exame

Seleção de Monitores

Nossas atividades incluem a construção de instrumentos de avaliação para a seleção de professores de língua portuguesa e língua inglesa em contexto da educação superior. Construímos desde os documentos informativos (edital) até a construção das especificações e do próprio instrumento. 

grupo de Estudos

Formações

Temos desenvolvido atividades de formação em avaliação para elaboradores de questões e para professores e estudantes da educação superior. São palestras sobre o desenvolvimento de instrumentos avaliativos de qualidade e aula para conscientização da importância e características do Enade, exame nacional que avalia a qualidade da educação superior. Estas atividades são desenvolvidas em parceria com diversos cursos de graduação e no âmbito das atividades da Comissão Própria de Avaliação - CPA. 

Que dá uma leitura

Avaliação online

Em nossa experiência, está o desenvolvimento de uma avaliação de formação geral online para estudantes da educação superior.  Nosso processo de desenvolvimento do instrumento inclui a elaboração de um projeto de avaliação, a construção de especificações para a elaboração de questões, a produção de documentos orientadores para a equipe de TI e o levantamento de dados de aplicação. O instrumento é utilizado para monitorar o desempenho dos estudantes em temas relacionados ao Enade e para familiarizar os estudantes com esta avaliação.

Image by Glenn Carstens-Peters

Instrumentos de autoavaliação

Elaboramos instrumentos para avaliação institucional em quesitos como estrutura, qualidade do ensino, comunicação institucional, relevância social. Utilizamos os documentos oficiais do Inep/MEC/CNE dentre outros para construir questionários e outros instrumentos utilizados para a coleta de dados entre professores, gestores universitários, estudantes e comunidade externa. Estes instrumentos são utilizados pela Comissão Própria de Avaliação da Unifan.

Mesa de reunião
bottom of page